Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4
Acessibilidade 5 Alto contraste 6

Câmara reconhece os trabalhos relevantes dos atiradores de 1983

Publicado em 11/09/2018 às 13:14 - Atualizado em 11/09/2018 às 13:14

Câmara reconhece os trabalhos relevantes dos atiradores de 1983
Créditos: ASCOM/CMC Baixar Imagem

A atuação dos Atiradores do Tiro de Guerra de 1983, especialmente nas enchentes que afetaram Caçador, foi reconhecida pela Câmara Municipal na noite desta quinta-feira (6), em Sessão Especial comemorativa à semana da Pátria.

O evento, realizado no Plenário Osvaldo José Gomez, reuniu familiares e amigos, autoridades locais, os atiradores atuais do Tiro de Guerra, além do comandante do TG de 1983, José Francisco Paulokun, e do atual e Presidente da CCO da Semana da Pátria, Emerson Brum.

A sessão foi conduzida pelo Presidente do Legislativo, Rubiano Schmitz, que enalteceu o papel importante dos homenageados na retirada das famílias, na segurança dos locais, retirada dos entulhos após as águas baixarem, ou nos demais momentos provocados pelo maior desastre natural já vivido em Caçador. Fez questão de enaltecer ainda que apesar das perdas causadas pelas águas, o momento difícil aflorou nos caçadorenses a solidariedade e a força para se reconstruir.

“Hoje, ao reavivarmos estes fatos, deixamos aflorar outro sentimento essencial ao ser humano: a gratidão. Gratidão àqueles que não mediram esforços para ajudar os que mais precisavam naquele momento; que não se amedrontaram diante da fúria da natureza, passando horas acordados, fome e frio em alguns momentos para cumprir com o seu juramento de defender e auxiliar a sua Pátria”, destacou.

Integrante da equipe de 1983, e falando em nome dos Atiradores, o ex-vereador Jorge Savi fez uma breve retrospectiva de fatos marcantes vividos na época, menção aos atiradores já falecidos e agradeceu ao Legislativo pela homenagem.

“Todo aquele episódio fez com que ocorresse em nossas vidas um ‘sentimento de transição’, onde aquilo que até então era a nossa obrigação militar caiu por terra, e fomos invadidos pelo sentimento de solidariedade e amor às famílias caçadorenses que estavam sendo atingidas pela catástrofe”, destacou.

A Solenidade ainda contou com a presença dos Vereadores Adriano Pares, Itacir Fiorese, Jair Fernandes, José Carlos Pereira, Márcio JF, Moacir D’Agostini, Neri Vezaro, Paulo Jarschel e Ricardo Barbosa, e dos cidadãos honorários Imar Rocha, Milton Carneiro, Oneide Olsen e Lucir Cristh.

 

Homenagem ao Subtenente Emerson Brum

A sessão especial contou ainda com homenagem ao comandante do Tiro de Guerra, Subtenente Emerson Brum, que a partir do próximo ano passará a exercer suas funções no 4° Regimento de Cavalaria Blindado – Regimento “Dragões do Rio Grande”, em sua cidade natal, São Luiz Gonzaga (RS). Um histórico do homenageado foi lido durante a solenidade e a homenagem foi entregue pelo Presidente Rubiano Schmitz.

Em seguida, ao fazer uso da palavra, Brum agradeceu a homenagem do Legislativo a ele e parabenizou a Câmara pelo reconhecimento aos atiradores de 1983, convidando-os para participar do desfile de 7 de setembro no Parque Central.

“Felicitações a todos estes ex-atiradores pela condecoração ora recebida e que nunca esqueçam das lições aprendidas de civismo e cidadania, os quais puderam demonstrar naquele ano de 1983 juntamente com seu instrutor”, completou.

 

O trabalho coletivo na missão de salvar vidas

Comandante do Tiro de Guerra em 1983, o subtenente da Reserva José Francisco Paulokun, fez uma retrospectiva de toda a trajetória da enchente, a mobilização coletiva das autoridades, empresas, entidades e população local para que, junto com o Tiro de Guerra, pudessem salvar as famílias atingidas e posteriormente auxiliar na reconstrução da cidade.

Fez menção ainda a criação de uma Comissão de Defesa Civil criada durante as enchentes, no qual, após reunião com as lideranças da época e autorização do Quartel General de Curitiba, foi nomeado presidente. “Daquele momento em diante passei a convocar as pessoas que deveriam participar da Comissão para delinearmos o cronograma de trabalho. Na primeira reunião ficou definido que deveríamos iniciar imediatamente o salvamento das pessoas e seus objetos pessoais, bem como avaliarmos a situação das pontes e estradas. E assim foi conduzido o trabalho, somando forças e com a participação efetiva dos nossos atiradores”, lembrou.

“Quero enfatizar os relevantes serviços prestados por esses heróis, que hoje são merecidamente reconhecidos pela comunidade, através de seus representantes”, completou.

 

Prefeito enaltece a homenagem

O prefeito Saulo Sperotto enfatizou a importância de reconhecer os trabalhos desses bravos homens. Lembrou da importância de se conviver com a natureza de forma harmônica, especialmente com o Rio do Peixe, um dos símbolos da origem da nossa cidade, mas também da união do povo nos momentos de adversidades como na enchente de 1983.

Disse ainda que, mesmo sendo obrigação dos atiradores da época, o trabalho desenvolvido foi além disso, fazendo do ofício uma verdadeira missão para ajudar aqueles que mais precisavam de apoio. 

 

Confira os homenageados da noite:

Vereador Rubiano Schmitz

Airton de Lima Graeff

Antonio luiz de andrade, representado pelo filho anderson andrey andrade

Bruno Natalino Piacentini

Dinacir Heckler

 

Vereador Adriano Pares

Dirceu Wisniewki

Edinei Antonio Pacztuch

Edson Zapani

Guaracy Hardt

 

Vereador Itacir Fiorese

Haroldt Schneider

Jandir Corrêa da Silva

Jeferson Zampronio Sorgato

Jorge Antonio Savi

 

Vereador Jair Fernandes

José Cornelio França

José Luiz Bressan

José Oziris Plakitka

Julio Cesar Euriques de Souza

 

Vereador José Carlos

Julio Cesar Corrente

Liocir dos Santos Moraes

Luiz Carlos de Moraes

 

Vereador Marcio Farrapo

Marcelo Benetti Dalmas

Marcio Antonio Cachinski

Marcos Antonio Tscha Siqueira

Paulo Henrique Manfrin Fuchs

 

Vereador Moacir D´Agostini

Reimundo Brasil Ribeiro dos Santos

Renato Dala Vechia

Ronaldo Riedi

Adelino Visnievski

 

Vereador Neri Vezaro

Rubens Antonio da Silva, representado por Jandir Corrêa da Silva

Luiz Alberto Dallagnol

Samoel José de Liz, representado por Ronaldo Willian Riedi

Sergio Alves

 

Vereador Paulo Jarschel

Sidnei do Nascimento

Sidney Geraldo Alves Ferreira

Valdir Ghidini

 

Vereador Ricardo Barbosa

Vilson Faustino dos Santos, representado por Dinacir Heckler

Vilmar Guimarães Lopes

Vilson Vilmar Castilho

 

Vereador Antonio Rubiano Schmitz com familiares dos atiradores falecidos:

Clóvis Rosa Souza

Daniel Antonio Schiavini

Gilberto Piola da Silva

Hélio Carpen

Vilmar Luiz Paulek

 

Também fazem parte da Classe de Atiradores de 1983: Carlos Pereira, Carlos Alberto Vierzbicki, Carlos Eduardo Reibnitz, Clari da Silva Creminácio, João Miguel Padilha, Luiz Ademar Kraiewski e Luiz Carlos Bechert que não puderam participar da solenidade.


Galeria

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar