LDO consolidada em R$ 228 mi

Publicado em 03/07/2019 às 13:48 - Atualizado em 03/07/2019 às 13:48

Dados foram apresentados pela equipe da Prefeitura de Caçador durante audiência pública

A Lei de Diretrizes Orçamentárias de Caçador - LDO foi consolidada em R$ 228 milhões para o exercício de 2020. A definição foi realizada durante audiência pública realizada nessa terça-feira (2), no Plenário Osvaldo José Gomez, da Câmara Municipal de Caçador. O evento foi uma promoção da Comissão de Finanças, Orçamento e Contas do Município, presidida pela vereadora Sirley Ceccato (PSDB), junto aos vereadores Neri Vezaro (MDB) e Moacir D´Agostini (DEM), relator e membro.

O Projeto da LDO foi elaborado com base nos Programas e Ações estabelecidos no PPA 2018/2021, considerando os indicadores e as metas físicas e financeiras nele fixadas. Os dados foram apresentados pelos contadores da prefeitura, Sérgio Inhaia, Rafael Garcia Guilardi e Claudete Leidens.

“A LDO para 2020 contempla um orçamento de R$ 228.203.000, destacamos que esse valor está distribuído em todas as secretarias com ênfase nas de Educação, Saúde e Infraestrutura, e dentro dessa distribuição constam todas as ações realizadas pela Administração Municipal. A LDO ainda será aperfeiçoada com a LOA, o próximo passo para montar esse orçamento que será a cartilha a seguir para o ano seguinte”, explica Osório Timmermann, secretário municipal da Fazenda.

“A audiência pública é um momento da comunidade se manifestar e fazer as suas ponderações, e após evento as entidades tem até dia 10 de julho para realizar suas ementas que devem ser enviadas para essa Casa para serem analisadas. Lembramos que a LDO deriva do Plano Plurianual onde estão orçadas todas as despesas do município e que em novembro teremos as definições da LOA, quando será especificada a real despesa para a aplicação dos recursos governamentais para 2020”, enfatiza Sirley Ceccatto.

A secretária de Assistência Social, Graziela Bender, a vereadora Cleony Figur (PSD) e Ricardo Barbosa (PSDB), e a contadora da Casa Legislativa, Ilvaíta Baron, também prestigiaram o evento junto aos representantes da Associação de Pais e Surdos de Caçador - APAS, Associação Maria Rosa - AMAR, Associação Caçadorense de Educação Infantil e Assistência Social - ACEIAS e do Conselho Municipal de Assistência Social. Além de servidores municipais e comunidade em geral.

O que é a LDO?

A LDO é elaborada anualmente e visa apontar as prioridades do governo para o próximo ano. Ela orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual. Ou seja, é um elo entre esses dois documentos. Pode-se dizer que a LDO serve como um ajuste anual das metas colocadas pelo PPA. Enquanto o PPA é um documento de estratégia, a LDO delimita o que pode ser executado no ano seguinte.

Os critérios para elaboração da LDO são regulados pela Constituição Federal, Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei Orgânica do Município. A integração entre o PPA, a LDO e a LOA é um valioso instrumento para a gestão, pois difunde as políticas municipais e garante a informação sobre a origem das receitas e sua destinação, avaliado pelo Poder Legislativo e pela população em geral.