Projeto Pescar e Graciosa prestigiam sessão mirim

Publicado em 05/07/2019 às 18:04 - Atualizado em 05/07/2019 às 18:04

A reunião ordinária da Câmara Mirim de Caçador, realizada na manhã dessa sexta-feira (5), no Plenário Osvaldo José Gomez, contou com a participação de alunos da Escola Graciosa Copetti Pereira e do Projeto Pescar. Além de conhecer o processo legislativo, os visitantes compartilharam experiências junto aos vereadores mirins e fizeram uso da tribuna durante espaço da Palavra Livre.

Os trabalhos foram coordenados pela mesa diretora, presidida pelo vereador João Vitor Alves Ribeiro, Eduardo Luiz Padilha, 1º secretário e Cristiane Padilha, 2ª secretária. O jovem Renan Vinícius Aninhaia, prefeito mirim, também compôs a mesa junto a Liane Grolli, professora da Escola Graciosa e Edson Sidinei Hubner, educador social do Projeto PESCAR/FRAMEPORT.

A vereadora mirim Dandara Moriggi usou a tribuna para o momento bíblico, a jovem Mayane Aparecida Borges apresentou o histórico da Escola Graciosa Copetti Pereira, contido na obra literária Nossa Escola tem História, de autoria da Câmara Mirim. E o vereador mirim, Adrian Thiago Meshow, realizou o momento da Criança e do Adolescente.

“Iniciamos a sessão dessa sexta-feira tendo a honra da presença dos alunos do Projeto Pescar e dos alunos da Escola Graciosa Copetti Pereira, e foi muito produtiva a nossa sessão”, afirma João Vitor Ribeiro, presidente da Câmara Mirim de Caçador. Ainda na oportunidade ele destacou o trabalho desenvolvido pela direção da Escola Irmão Léo, no lançamento da Campanha: “Educação é tudo quando praticada”. Também na oportunidade ele parabenizou os jovens Alisson Carniel Antunes e Helen Santos Alves, presidente e vice-presidente eleitos – respectivamente, junto ao Grêmio Estudantil da Escola de Educação Básica Thomaz Padilha.

A coordenadora do Câmara e Prefeitura Mirim de Caçador, Nilse de Fátima do Nascimento, destacou a credibilidade do programa. “No próximo ano a Câmara Mirim chega à maioridade, completando 18 anos de atividades voltadas à capacitação dos jovens em nosso município. Lembramos, que esses alunos recebem orientações relacionadas ao processo legislativo, entre outras áreas, que visam a formação enquanto cidadãos, desempenhando o seu melhor junto à sociedade”, frisa.

“É com grande prazer que nossos alunos vieram prestigiar o programa da Câmara e Prefeitura Mirim de Caçador, onde estudantes das escolas da rede municipal, estadual, particular e Especial de Caçador estão aprendendo cidadania na prática, conhecendo os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Parabéns aos coordenadores e aos integrantes, desejamos que essa ação prossiga nos próximos 15, 20 anos, para que tenhamos cidadãos bem aprimorados para a nossa sociedade”, ressalta a professora Liane Grolli, professora da Escola Graciosa Copetti Pereira.

“Hoje realizamos na prática, o exercício da cidadania. Nada melhor que estar nesse espaço para conhecer melhor os trabalhos da Câmara, principalmente trocando experiências com outros jovens que estão nessa perspectiva também. Durante uma reunião colaborativa do projeto, dois de nossos alunos, Gabriel Ficagna e o Ryan Espit Biudaro, comentaram sobre a experiência junto ao programa Câmara e Prefeitura Mirim e oficializou-se o convite para participarmos da sessão, o que superou as nossas expectativas”, analisa Edson Sidinei Hubner, educador social do Projeto PESCAR/FRAMEPORT.

INDICAÇÃO

Abrigo para ônibus nos Municípios

Ainda na sessão ordinária, o vereador mirim, Ryan Biudaro apresentou indicação atendendo ao pleito da comunidade do Bairro dos Municípios. Na oportunidade ele solicitou a edificação de um abrigo de ônibus, destinado aos usuários de transporte coletivo daquela localidade. “Foi feita a indicação para que seja feita a construção de um abrigo no ponto de ônibus, localizado na Rua Imaruí, uma vez que há cerca de um ano a estrutura foi retirada para a construção de um passeio, e seria importante para proteger as pessoas que usam o transporte coletivo e estarão protegidas da ação do sol e da chuva”, justifica.

DIVULGAÇÃO

Projeto Pescar na Palavra Livre

Os vereadores mirins Gabriel Ficagna e Ryan Biudaro, integrantes do Projeto Pescar, fizeram uso da tribuna para divulgar as atividades desenvolvidas por iniciativa da Frameport de Caçador. Além deles, os jovens Alana Eva Soares Sutil e Lucas Paza também abordaram questões relacionadas à história, objetivos, critérios de participação, entre outras ações do projeto.

“Uma das coisas que aprendi nesse evento foi sobre como falar. Porque, quando estamos do outro lado, achamos que é ‘moleza’, mas quando mudamos de lugar, dá um nervosismo, a gente chega a tremer. Além disso, aprendi um pouco sobre a importância da nossa participação na política”, detalha Alana Eva Soares Sutil.

Também na oportunidade ele divulgou o projeto Pescar, em que os participantes devem ter idade mínima de 18 anos no ano que cursa o projeto. A inscrição acontece entre final de dezembro e janeiro, quando são disponibilizadas 40 vagas, hoje todas preenchidas. Destinado aos jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social, sem condições de fazer um curso técnico, tendo no projeto a possibilidade de se profissionalizar e ingressar no mercado de trabalho.