Mirins participam do “Agosto Laranja”

Publicado em 01/08/2019 às 17:03 - Atualizado em 01/08/2019 às 17:03

Vereadores mirins prestigiaram evento destinado à prevenção de deficiências e à inclusão social

Centenas de pessoas, trajando ou portando algum adorno laranja, participaram da caminhada de abertura do Agosto Laranja - Prevenção das Deficiências (Lei Municipal nº 3.525 de junho de 2019). Os vereadores mirins participaram do evento realizado nessa quinta-feira (1º), com saída às 9h30 do Parque Central José Rossi Adami, sentido Avenida Barão do Rio Branco até o Largo Caçanjurê. A iniciativa foi coordenada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Caçador e Conselho da Pessoa com Deficiência de Caçador.

“Nós da Câmara Mirim nos sentimos muito orgulhosos e gratos pela participação de integrantes da APAE em nosso programa, sentimos que estamos fazendo um trabalho de inclusão. Além disso, particularmente convivo com vários alunos da Apae e sinto que com isso consigo agregar novas experiências de indivíduo para indivíduo, sem preconceito”, destaca o vereador mirim Eduardo Padilha. Além dele, os jovens Eloísa Oleinik, Dandara Morigge, Marcos Mello, Adrian Mechow, Ruan Cardoso também fizeram o percurso alusivo à prevenção.

De acordo com Silmara de Moraes, da coordenação da caminhada e monitora da Apae no Programa Câmara e Prefeitura Mirim de Caçador, durante o evento foi feita panfletagem educativa. “O nosso objetivo é conscientizar as pessoas sobre a prevenção, antes, durante e depois da gestação e reduzir a incidência de novos casos em nosso município. A proposta do Agosto Laranja, que é lei municipal, é manter a ação todos os anos, e esperamos cada vez mais informar mais e conscientizar”, completa.

Ainda na oportunidade, a secretária de Assistência Social e Habitação, Graziela Bender; a secretária de Educação, Josete Estrowispy, alunos da APAE e da Escola Irmão Venâncio José, agentes de Saúde e comunidade em geral também prestigiaram o evento.

PREVENÇÃO

Deficiências sem preconceito

Durante todo o ano, é mantido um programa de prevenção contra as deficiências, incluindo palestras, informativos e divulgações na rádio local. Conforme Neide Yoshida, diretora da Apae de Caçador, a medida visa abordagem do assunto e redução de preconceito. “A caminhada é uma dessas ações com o objetivo de movimentar, sair dos muros da instituição, passar pela avenida para que o público se conscientize de que a deficiência existe e é preciso prevenir. E a informação é o melhor caminho. É isso que queremos passar para toda a nossa comunidade”, elucida.

Sandra Elisa Mucineli, presidente do Conselho da Pessoas com Deficiência de Caçador detalha o processo até a instituição do Agosto Laranja. “Já há algum tempo realizamos essa campanha preventiva, e recentemente a Apae, através das professoras Silmara e Beatriz nos trouxe um projeto de lei sobre a instituição do Agosto Laranja, e abraçamos a causa com apoio do vereador Marcos Creminácio”, enfatiza, salientando que algumas deficiências não são passíveis de prevenção, e nos casos da doença é necessário agir sem preconceito, julgamento e sem limitações.