Eleição vai definir novos Conselheiros Tutelares

Publicado em 04/09/2019 às 14:09 - Atualizado em 04/09/2019 às 14:09

Maria de Lourdes Ceratti detalhou processo eleitoral durante Palavra Livre e nominou candidatos

Durante a sessão ordinária realizada nessa terça-feira (3), foram apresentados oficialmente os 22 candidatos a conselheiro tutelar de Caçador. Detalhes do processo foram informados por Maria de Lourdes Ceratti, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes - CMDCA, no espaço da Palavra Livre. A eleição acontece dia 6 de outubro, das 8h às 17h, na Câmara Municipal e na Praça do Centro De Artes e Esportes Unificados – CEU, no Bairro Martello.

"A eleição acontece pela segunda vez, por força de lei, de forma aberta, para que todo cidadão apto a exercer o seu direito ao voto possa escolher o candidato que achar melhor preparado para garantir os direitos da criança e do adolescente”, detalha Maria de Lourdes, informando que todos os candidatos passaram por uma capacitação específica.

Conforme a presidente do CMDCA, o Conselho Tutelar tem como prerrogativa, cuidar dos direitos e deveres da criança e do adolescente. Ela destaca que os eleitos vão atuar por quatro anos conforme o ECA, para que a criança tenha a sua integridade e seu desenvolvimento garantidos. “Para a vaga disputam 22 candidatos, que oportunamente farão a campanha, mais discreta que uma campanha para o cargo de prefeito e vereador, porque tem todo um regimento a ser observado”, finaliza.

EXTRAORDINÁRIA: Ainda na oportunidade foi realizada sessão extraordinária para aprovação em 1ª e 2ª votação de três projetos, e dois em votação única. Sendo que Projeto de Lei Complementar nº 006/2019, que dispõe sobre o plano de cargos, vencimentos, carreira do Servidor Público Municipal recebeu votos contrários dos vereadores: Márcio Farrapo – DJ JF e Paulo Jarschel do MDB e Rubiano Schmitz, do PP.