Cultura é tema de Palavra Livre

Publicado em 17/09/2019 às 14:07 - Atualizado em 17/09/2019 às 14:07

Presidente do Conselho Municipal de Cultura ressaltou importância de investimento no setor local

As ações relacionadas à cultura caçadorense foram detalhadas durante Palavra Livre nessa segunda-feira (16), no Plenário Osvaldo José Gomez. O relatório foi apresentado por Patrick Cavalheiro, presidente do Conselho Municipal de Cultura de Caçador, na gestão 2019/2021. A iniciativa visa destacar a importância do setor junto da comunidade e buscar iniciativas que valorizem e apoiem os profissionais da área.

“Para nós é muito importante essa oportunidade de expor as atividades desenvolvidas pelo Conselho em nossa cidade. Estamos bem atuantes, lançamos as Câmaras Setoriais para ouvir cada setor, a sociedade civil e para a formação das políticas públicas. O Conselho é paritário, e desta forma, pretendemos gerar conteúdo que possa promover a cultura no dia a dia dos caçadorenses”, explica Patrick Cavalheiro, destacando que todos os conselheiros estão engajados.

Conforme o presidente do Conselho de Cultura em breve será entregue um projeto para adaptação do Sistema Municipal de Cultura. “Hoje existe a lei que forma o conselho, outra que cria o Fundo Municipal de Cultura, e mesmo sem a sua implementação ainda, nos dedicamos até para organizar a parte burocrática do Conselho. E já conseguimos fazer esse estudo para adequar o Conselho ao sistema nacional, a exemplo do existe na Saúde com o Sistema Único de Saúde”, explica.

Patrick informa ainda a possibilidade de melhorar o repasse de incentivo à cultura local através da legislação municipal. “Também queremos aumentar o orçamento da cultura, que é um dos maiores setores do país, gerando um PIB semelhante ao da construção civil. No entanto, em Caçador o orçamento equivale a 0,09%, ou seja, não chega a 0,1%. Então, é isso que defendemos, ó que vai gerar a qualidade de vida à comunidade caçadorense. Claro que precisamos ter a Infraestrutura, Saúde, Educação, Segurança Pública, mas a qualidade de vida do cidadão caçadorense também é essencial”, finaliza.

“Recebemos o Patrick Cavalheiro que expôs as dificuldades e os projetos que a entidade vem desenvolvendo. Na LDO para 2020, infelizmente não foi previsto nenhum recurso para o Conselho de Cultura, e como criamos a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, queremos fortalecer esse setor. Para isso, disponibilizamos a Comissão de Finanças, para que junto ao presidente do Conselho vejam a possibilidade de alocar alguns recursos para a realização dessas atividades no Município para o ano que vem”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Caçador, Alcedir Ferlin (MDB).