Arte, reflexão, premiação e lançamento de livro no 3º dia

Publicado em 24/10/2019 às 13:06 - Atualizado em 24/10/2019 às 13:06

Estudantes, agricultores e lideranças locais prestigiaram evento realizado

Durante o terceiro dia de programação da Semana do Contestado, realizado no Plenário Osvaldo José Gomez, nessa quarta-feira (24), foram realizadas ações voltadas à reflexão do cuidado com o meio ambiente. Premiação do Projeto CDL nas Escolas, palestra “Produção e consumo de alimentos saudáveis: Um desafio para estabelecer uma interação positiva no meio ambiente e na sociedade”, com Dr. Valdemar Arl e o mestre Jamil Abdalla Fayad, e lançamento da obra “Sistema de Plantio Direto de Hortaliças”.

“Cientes de que o homem e a natureza precisam viver em harmonia, e que a educação é uma forma para alcançar este objetivo, a 5ª Semana do Contestado propõe atividades voltadas ao cuidado com o meio ambiente e a importância do resgate de nossa identidade para ocuparmos o nosso lugar no mundo”, destaca Ricardo Pelegrinello, autor da Lei que institui a Semana do Contestado no Município.

Prestigiaram o evento: Cristiane Driessen, secretária de Agricultura; Giovani Schiavini, representando a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo; Beatriz Pereira, representando a Secretaria de Educação; Hemerson Pegoraro, presidente da CDL, entre outras lideranças sindicais, agricultores, alunos e professores do Magistério do Paulo Schieffler, demais autoridades, integrantes da CCO da 5ª Semana do Contestado e comunidade em geral.

PROMOÇÃO: A 5ª Semana do Contestado é uma iniciativa da Prefeitura de Caçador, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, realizada com apoio da Câmara Municipal, da ADR, ACIC, AMPE, CDL, IFSC-Caçador, Mitra Diocesana de Caçador, Associação Amigos Museu do Contestado, SENAC, SESC, Ong Gato do Mato e UNIARP e UNOPAR.

PREMIAÇÃO

Projeto CDL na Escola

O Projeto CDL na Escola, ação da FCDL/SC que visa beneficiar a geração atual e proteger as próximas, através da preservação do meio ambiente fez parte da Semana do Contestado. Na ocasião foi entregue a premiação aos alunos do 1º ao 9º ano do ensino público municipal nas modalidades de desenho e redação.

A entrega foi feita por Hemerson Pegoraro, presidente da CDL de Caçador, aos alunos Bryan Henrique Gonçalves Ribeiro, 5º ano da Escola Padre José Chamot, vencedor na categoria desenho e a diretora Adriana Antunes. E ao jovem Wesley Ruan Dos Santos Siqueira, do 9º ano da Escola Dr. Ulisses Guimarães, vencedor na categoria redação e a professora Gabriela Nava. Melânia Aparecida Iorra, representante do SICOOB Caçador entregou uma lembrança às orientadoras dos estudantes.

Performance inspirada em Lima Barreto

O evento contou ainda com um momento cultural através da apresentação do ator Diego Alves, inspirada nos escritos de Lima Barreto, em especial nos livros Cemitério dos Vivos e Diário do Hospício, referente à limpeza étnica no Brasil, a eugenia e a política de embranquecimento da população, em especial no início do século XX. Direção: Gustavo Zardo e performance sonora de Igor Manfroi.

PALESTRAS

Olhar consciente sobre produção e consumo de alimentos

“Vale relembrar o CEPAGRI, uma das primeiras feiras agroecológica do Brasil começou aqui em 1990. Esse movimento e discussão do plantio direto de hortaliças que contempla avanços técnico-científicos, inclusive quebra de paradigmas, em uma interação positiva do meio ambiente na produção de alimentos também surge em Caçador e se projetou para outros lugares, agora sistematizado. Um tema importante à agricultura familiar e aos que consomem esses alimentos”, avalia o Dr. Valdemar Arl, palestrante da noite.

Mestre Jamil Abdalla Fayad, explanou sobre a obra “Sistema de Plantio Direto de Hortaliças”, de autoria dos dois palestrantes, lançada ao final do evento. “Desde o início, a construção de conhecimento se fundamenta em uma perspectiva de sua adaptação, reinterpretação e ressignificação. O foco que orienta o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças é a promoção de saúde de plantas e, consequentemente, de todo o sistema de produção. Essa visão integradora leva aos componentes de agroecossistema (como agricultores, técnicos, plantas, solo, clima) e "conversarem" entre si e a coevoluírem durante essa construção”, detalhou.

CURRÍCULOS

Conheça os palestrantes

DR. VALDEMAR ARL - Formado em Agronomia pela Ccav – Udesc – Lages Sc/ Brasil, Especialização Em Administração Rural pela Esal de Mg, e em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável pela UFSC/ Florianópolis. Mestrado em Agroecologia pela Universidade Internacional de Andalucía – Espanha e Doutorado em Agroecologia, pela Universidade de Córdoba – Espanha. Já escreveu e/ou colaborou em seis obras literárias. Apresentou trabalhos em inúmeros congressos, conferências e seminários. Desenvolveu trabalho técnico e participou em mais de dez bancas tanto de especializações quanto de conclusão de curso de graduação. Além de dezenas de participações em eventos, congressos, exposições e feiras, também foi orientador em cerca de 12 monografias em caráter de especialização.

MESTRE JAMIL ABDALLA FAYAD - Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (1980), especialização em Educação e Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1998). Atualmente é pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Nutrição, Tomate, Análise de crescimento. Tem mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) e especialização em Educação e Movimentos Sociais.