Estudantes sugerem alternativa em defesa da causa animal

Publicado em 20/11/2019 às 13:04 - Atualizado em 20/11/2019 às 13:05

Jovens da Faculdade SENAC durante uso da tribuna em Palavra Livre

Os alunos do curso Jovem Aprendiz de Vendas da turma 27 da Faculdade SENAC de Caçador apresentaram na reunião da Câmara dessa terça-feira (19), alternativa em defesa da causa animal no Município. Samuel Henrique Ferreira, representante do grupo fez uso da tribuna para detalhar minuta de lei alusiva ao tema criada pelos estudantes. A ação faz parte do trabalho realizado em sala de aula e é resultado do aprendizado do curso de liderança comunitária do programa Junior Achievement.

A minuta de lei sugere criação de tarifa obrigatória via conta de luz no valor de R$ 1,00 a ser destinado à instituição responsável pelas castrações, recolhimento dos animais e cadastramento. "Nessa parte do cadastramento a gente pensou na forma mais barata e mais viável, que é o uso de microchips eletrônicos, de forma subcutânea, por baixo da pele do animal, muito confiável e barato”, descreve Samuel.

A iniciativa visa responsabilizar àqueles que tem a guarda de algum animal. “A pessoa seria cadastrada como responsável pelo animal, que se encontrado em situação de abandono, geraria multa para essa pessoa. A cobrança do valor seria responsabilidade do Poder Público Municipal, e se a multa administrativa não fosse paga a pessoa ficaria em dívida ativa com o Município. A ideia é que os valores arrecadados sejam usados exclusivamente para tratamento e castração dos animais abandonados ou dos animais que estão sobre tutoria da população carente”, ressalta o estudante.

“Tivemos a participação dos alunos que apresentaram minuta de lei em defesa dos animais em situação de abandono, sugerindo castrações para evitar crescimento da população de animais abandonados em nosso Município. Por isso, vamos encaminhar à Comissão de Legislação e Justiça, para análise em conjunto com esses estudantes, afinal o Município tem responsabilidade com a saúde pública e de proteger os animais abandonados. Agradecemos a participação desses jovens, preocupados com a nossa comunidade e por procurar os vereadores para criar uma legislação específica”, salienta Alcedir Ferlin (MDB), presidente da Câmara Municipal.

INICIATIVA

Alunos buscam soluções para problemas sociais

Os alunos da Faculdade Senac, através do projeto Junior Achievement, de Jovens Empreendedores, foram desafiados a discutir e propor soluções a um problema social urgente. "A gente decidiu pelo tema de animais abandonados, começou a trabalhar e ver como poderia resolver esse problema. Pesquisamos leis e não encontramos muita coisa sobre animais e decidimos criar a nossa própria lei, apresentando aos vereadores para que discutissem e se ela for aprovada algum dia, será possível reduzir muito o número de animais abandonados", detalha Samuel Ferreira.

IFSC divulga cursos gratuitos

O IFSC campus Caçador oferece especialização gratuita para quatro cursos técnicos, inclusive sem taxas de inscrição. O processo para ingresso no instituto foi detalhado pelo diretor do instituto, Eduardo Nascimento Pires, durante espaço da Palavra Livre.

"Temos três opções aos que vão começar o Ensino Médio, cursos técnicos em Administração, Informática e em Plásticos. E àqueles que já concluíram o Ensino Médio, oferecemos o curso técnico em Administração no período noturno", anuncia comentando que as vagas já estão abertas. E que todos os cursos oferecem cotas àqueles que estudaram em escola pública.

SERVIÇO: Interessados em efetuar a matrícula ou obter mais informações sobre os cursos podem acessar o site www.ifsc.edu.br ou através do número 3561-5700.

FOTO: eduardo pl

LEGENDA: Eduardo Nascimento, diretor do IFSC, campus Caçador durante uso da tribuna

60ª SESSÃO – 19/11/2019

REQUERIMENTOS

nº 172 - Paulo Cesar Jarschel (MDB), que se oficie às famílias de Orlanda de Souza Ferreira, de Eduardo Pinto e de Geroncio dos Santos, apresentando condolências pelos seus falecimentos ocorridos nos dias 16 e 17 de novembro de 2019, respectivamente.

INDICAÇÕES

nº 392 - Marcio José Farrapo (MDB), que determine à Secretaria Municipal de Infraestrutura, que providencie a pavimentação asfáltica ou, como medida imediata, o patrolamento, cascalhamento e drenagem de águas pluviais na Rua Clóvis Luiz De Nardi, Bairro Industrial

nº 393 - Marcio José Farrapo (MDB), que determine à Secretaria Municipal de Infraestrutura, que faça estudo de viabilidade para edificação de um redutor de velocidade na Rua Florêncio Busato, Bairro Alto Bonito, de preferência nas proximidades do nº 120.