Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4
Acessibilidade 5 Alto contraste 6

Vereadores fazem avaliação dos trabalhos no ano

Publicado em 20/12/2019 às 14:00 - Atualizado em 20/12/2019 às 14:35

ALCEDIR FERLIN - MDB
Presidente da Câmara Municipal de Caçador
“Chegamos ao final desse ano à frente dessa Casa, após meses de intensa atividade legislativa dedicada a atender as prioridades da nossa comunidade. Por isso, esse relatório é uma forma de registro e balanço das ações realizadas enquanto estivemos na presidência. E, acredito que de alguma forma, contribuímos para o avanço de nosso Município. A pluralidade de ideias e visões de mundo dos vereadores enriqueceram e deram vida às discussões nas Comissões Técnicas, contribuindo para qualificar ainda mais as proposições aprovadas. Agradecemos o apoio dos nobres pares durante esse ano e a toda a comunidade que se fez presente, exercendo a cidadania e contribuindo para o melhor desenvolvimento de nosso Município. E em nome do Poder Legislativo Municipal, encerramos com um sentimento de gratidão e fazendo votos de um abençoado Natal e próspero 2020”, elucida.

 

ADRIANO PARES – PSDB

Vice-presidente da Câmara Municipal

Presidente: Comissão de Saúde, Assistência e Previdência

“Esse foi um ano bastante produtivo, destacamos algumas indicações dentre elas, uma voltada à Saúde, um posto de Saúde que a gente conseguiu através de conversas com o prefeito Saulo e com demais autoridades que repassaram verbas para viabilizar uma unidade ao Bairro Figueroa. E na área de Educação, conseguimos uma creche que vai ser instalada, no bairro Bom Jesus ou no bairro Sorgatto.

Além disso, tivemos muito trabalho na Comissão de Saúde, foram muitos projetos analisados junto da vereadora Cleony e do vereador Paulo. Fiscalizamos alguns postos de saúde para verificar os principais problemas e tentamos repassar ao Executivo. Também fizemos visitas à UPA, cobrando melhor atendimento à população. Esse foi o principal foco da Comissão de Saúde nesse ano.

Eu desejo a todos os caçadorenses um feliz Natal. Agradeço a toda a população que participou ativamente na Câmara, prestigiando as sessões. E peço que participem mais, que se interessem mais pela política, porque só assim nós vamos construir uma cidade melhor, mais justa para todos. Um feliz Ano Novo a todos e que em 2019 a gente esteja com mais disposição ainda para melhor representar os anseios da população caçadorense”, frisa.

 

ANTONIO RUBIANO – Líder da bancada do PP

Membro: Comissão de Urbanismo, Meio Ambiente e Infraestrutura

“Assim como nos anos anteriores, o nosso trabalho em 2019 foi pautado pela responsabilidade, transparência e compromisso com a comunidade. Desempenhamos com afinco as funções dirigidas ao Vereador, de legislar e fiscalizar. A fiscalização, aliás, norteou boa parte das nossas ações. Estivemos atentos à aplicação correta do dinheiro público e, constatadas irregularidades, denunciamos em plenário e até mesmo no Ministério Público. Esse posicionamento pode ter desagradado a alguns, mas nos deixa tranquilos de que estamos fazendo aquilo que a população espera de nós, enquanto agente público.

Buscamos, em todos os nossos atos, ser a voz da população na Câmara. Aproveito para agradecer os caçadorenses pelas manifestações de apoio ao nosso trabalho na Câmara nesses três anos de mandato, e desejar a todos um abençoado Natal e um ano novo repleto de muita saúde e realizações. Reitero o meu compromisso de, em 2020, continuar trabalhando de forma imparcial e responsável na defesa dos interesses da comunidade”, conclui.

 

CLEONY LOPES BARBOZA FIGUR – Líder da bancada do PSD

Presidente: Comissão de Comissão de Indústria e Comércio e Agricultura

Membro: Comissão de Saúde, Assistência e Previdência

“Procuramos valorizar as iniciativas daqueles que nos procuraram e desenvolvemos um trabalho dentro das comissões, que se insere dentro do processo legislativo. Uma das atividades mais importantes do trabalho do vereador, porque, o que acontece, toda propositura de lei vai interferir na vida das pessoas. Todo o Projeto de Lei que aportou nesta Casa procuramos estudar e conversar, porque temos a função de conciliar o interesse da população com o da Administração Pública, para que fique bom para todos.

Desta forma, acompanhamos com muita responsabilidade todos os projetos, porque enquanto Poder Legislativo, junto ao Executivo e com a população, pensando, programando o desenvolvimento da nossa cidade, e da nossa população. Buscamos desenvolver um trabalho efetivo na Câmara, visitando a comunidade e quando somos chamados procuramos estar presentes.

E, para 2020 a população pode contar com essa mesma dedicação. Vou estudar mais e aprender mais, porque precisamos fazer as coisas corretamente, visualizando o interesse público. Essa é a missão do vereador: bem representar a população caçadorense. E, quando a gente encerra o ano, pensamos no Natal, no nascimento de Jesus, para que nos ajude a sermos pessoas melhores e fazermos diferença nesse mundo”, ressalta.

 

ITACIR JOÃO FIORESE – PDT – 2º Secretário

Presidente: Comissão de Legislação e Justiça

Presidente: Comissão de Inquérito Parlamentar da Pista Olímpica

“A Comissão de Legislação e Justiça, da qual eu sou presidente, é uma das mais importantes do Poder Legislativo, onde os primeiros projetos chegam às nossas mãos para analisar e dar andamento às outras comissões. Nos reunimos esse ano mais de 30 vezes, foram mais de 100 projetos analisados.

Também fizemos inúmeras indicações de pedidos priorizados pela nossa população. As indicações normalmente vinculadas à Infraestrutura, onde os problemas foram maiores. No entanto, sabemos que existem outras áreas a melhorar, como a da Saúde, que fizemos algumas solicitações também.

E na função de presidente da Comissão de Inquérito Parlamentar – CPI da Pista Olímpica, nós apuramos os fatos relacionados às borrachas que se soltaram. Para isso, foi formada comissão para analisarmos se o problema foi gerado pela empresa que colou as borrachas ou de quem fez a base da pista. Ainda estamos em processo de apuração, dependendo da resposta do prefeito e dos secretários. Por isso, teremos uma posição concreta a partir do próximo ano.

Aproveito para desejar a todos os caçadorenses um feliz Natal e que 2020 venha com bastante paz para todos, Deus abençoe a todos”, afirma.

 

JAIR PAULO FERNANDES – Líder da bancada do PSDB

Presidente: Comissão de Urbanismo, Meio Ambiente e Infraestrutura

Membro: Comissão de Indústria e Comércio e Agricultura

“Eu sou o presidente da Presidente da Comissão de Urbanismo, Meio Ambiente e Infraestrutura, onde foram estudados e discutido vários projetos importantes. Temos como relator o vereador Marcio JF, e membro o vereador Rubiano. E foram também muitas indicações apresentadas nesse ano, cobranças de melhorias por todos os bairros, em diversas áreas, e no interior do Município. Destacamos aqui algumas que recentemente fomos agraciados, como a pavimentação de várias ruas. A exemplo da Rua Vitório Recalcatti, no bairro Martello, da Rua Angelo Borgio. E, consequentemente será pavimentada a Domingos Pivatti. Vias importantes que dão acesso aos loteamentos Menegazzo, Santa Clara, Olsen II. E foram instaladas as câmeras de monitoramento em todas as unidades de saúde, solicitação nossa também.

Já foi feito parte da infraestrutura à edificação do posto de saúde no Loteamento Ullisses Guimarães, do Quintal Social, cobranças que vínhamos fazendo ao prefeito desde o início da legislatura. A gente como vereador, está constantemente conversando com a população, que nos repassa os anseios para que através de indicação a gente leve ao prefeito e as secretarias competentes.

Quero desejar então um feliz Natal a todos, a todos os caçadorenses, um ano novo cheio de prosperidade, muita alegria e sucesso todos os dias. Um abraço do vereador Jair Fernandes”, finaliza.

 

MÁRCIO DJ JF – MDB

Relator: Comissão de Urbanismo e Meio Ambiente e Infraestrutura

Membro: Comissão de Legislação e Justiça

“Tivemos uma participação muito forte na fiscalização, verificando onde e como é gasto o dinheiro dos nossos impostos. Fiscalizamos a UPA e as unidades básicas de Saúde, verificando os médicos, enfermeiros e remédios, para melhor atender a comunidade. Apresentamos diversos pedidos e tivemos algumas solicitações atendidas: a exemplo da ampliação do atendimento do horário da farmácia; a contratação de mais médicos e enfermeiros, e a reposição de vários medicamentos em falta na Farmácia Municipal. Além das constantes cobranças relacionadas à realização de exames de ultrassom e de ressonâncias. E cobramos o Executivo para dar uma atenção à demora na realização dos exames de baixa e média complexidade.

Solicitamos também à Administração Municipal que determinasse a gratuidade no transporte coletivo de Caçador aos atiradores e também instrutores do Tiro de Guerra 05006, quando devidamente fardados, para valorizar o empenho e o trabalho que prestam ao Município. Comento ainda a nossa atuação junto às comissões técnicas.

Agradeço o contato, o carinho e todas as denúncias que nos encaminharam para que pudéssemos exercer nosso trabalho e aproveito para desejar a todas as famílias um feliz Natal, um próspero Ano Novo, cheio de realizações, um final de ano com muitas alegrias, muitas coisas boas e que Deus ilumine o caminho e o objetivo de todos vocês”, destaca.

 

MARCOS DA SILVA CREMINÁCIO – Líder da bancada do PDT

Presidente: Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Desporto

“Nesse ano, voltamos a nossa atenção à inclusão social através do Projeto De Lei CMC Nº 10/2019, de nossa autoria, instituímos como “Agosto Laranja”, o mês para Prevenção das Deficiências, inserindo ações alusivas no calendário municipal oficial de eventos de Caçador. Defendemos a permanência do atendimento da Agência de Previdência Social Caçador – INSSS através de moção de repúdio. E apoiamos as melhorias de instalações do Instituto Geral de Perícias – IGP Caçador. Solicitamos ainda, informações à regulamentação laboral dos funcionários do Município, e referente ao fornecimento de água à população. Também apresentamos indicações para conserto de bueiros, melhorias nas vias públicas e à segurança no trânsito.

Além de nossa atuação junto a Comissão de Educação, quando analisamos diversos projetos relacionados à suplementação e anulação de dotações orçamentárias; sobre a adequação do Cartão Escolar Municipal - CEM, para utilização nas Escolas Municipais de Educação Básica da Rede Municipal de Ensino; repasses de recursos financeiros às associações sem fins lucrativos e ao Fundo Municipal de Saúde.

E matéria que institui o serviço voluntário no âmbito da Administração Direta e Indireta do Município de Caçador; projeto que torna obrigatórias as ações de prevenção de incêndio nas escolas. Projeto que autoriza o Município a receber doação da ADAMI S/A. - MADEIRAS, no valor de R$ 250.000,00 à reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Básico Castelhano. E ainda, matéria que institui o dia 13 de junho, como a data comemorativa da criação do Distrito de Taquara Verde.

Aproveito para desejar a todos, um Feliz Natal e um próspero 2020”, frisa.

 

MOACIR ELVIS D´AGOSTINI – Líder da bancada do DEM

Relator: Comissão de Finanças, Orçamento e Contas do Município

Relator: Comissão de Indústria e Comércio e Agricultura

“Destacamos o nosso trabalho junto as Comissões Técnicas de Finanças e de Indústria, através do estudo das matérias que aportaram à Câmara. A nossa dedicação em se fazer presente na comunidade, ouvindo os anseios das pessoas para melhor representar o interesse coletivo, e melhor priorizar as necessidades da nossa população. E traduzimos esses pedidos durante todo o ano através das proposituras nas reuniões da Câmara.

Apresentamos diversas indicações, representando os interesses da comunidade na área de Educação e Saúde. Foram pedidos de melhorias nas vias públicas, visando a segurança da população, solicitando a instalação de faixas de pedestre e semáforos. Também cobramos do Executivo a manutenção de praças públicas, com o objetivo de oferecer uma opção de lazer às famílias. Além da nossa preocupação com os usuários do transporte coletivo, que ficam à mercê das condições climáticas em pontos de ônibus inadequados. E é claro, tentamos ser porta voz do agricultor, buscando alternativas para que a dedicação a cada safra tivesse mais segurança e a valorização devida.

E nesse ano que se encerra, aproveitamos para refletir sobre as conquistas junto ao Poder Legislativo e a disposição de melhorar o nosso trabalho no próximo ano, sempre pautado pela vontade de tornar o nosso Município um lugar ainda melhor para se viver. Um abençoado Natal a todos e um feliz 2020!”, fala.

 

NERI VEZARO – Líder da bancada do MDB

Relator: Comissão de Finanças, Orçamento e Contas do Município

“ O papel do vereador é realmente atuar na fiscalização junto do Executivo e é o que a gente tem feito nesse tempo todo nessa legislatura. Claro, dentre as várias funções que nos cabe, também está a de representação do povo, principalmente na área da Agricultura e das comunidades. E por isso, temos solicitado à Administração Municipal, melhorias na parte das estradas e nas comunidades onde reside a maior parte dos agricultores de Caçador. Também cobramos novamente a efetivação do Sistema Antigranizo, que desde 97 a gente vem batalhando e graças a Deus é uma ação praticamente enraizada em nosso município.

E, à comunidade dos bairros, apresentamos várias indicações, pedidos, requerimentos à melhoria das ruas, voltadas à questão de boca de lobo, ponto de ônibus, abrigo de passageiro e assim por diante. E também na área da Saúde procuramos atender a todos para fazer com que os pedidos chegassem ao Poder Executivo Municipal.

Desejamos a todos os caçadorenses um feliz Natal, às nossas famílias, repleto de alegria, de paz, de fraternidade, e que a gente consiga alcançar todos os objetivos almejados. E, que no decorrer do Natal, que é a transformação, que Jesus venha nascer no meio de cada família e transforme a todos. A gente deseja essa felicidade do Natal e a esperança do Ano Novo”, encerra.

 

PAULO CESAR JARSCHEL – MDB

Relator: Comissão de Saúde, Assistência e Previdência

Membro: Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Desporto

“Representamos o interesse comum de vários setores do Município em 2019, para isso, apresentamos mais de 70 proposituras voltadas à melhoria de infraestrutura e relacionadas à área da Saúde. Pedimos soluções imediatas para garantir a segurança da população, a exemplo da implantação do sistema de iluminação pública em alguns pontos da cidade. Além da limpeza e consertos de tubulação, bocas de lobo, instalação de faixas de pedestres. E um pedido constante nosso: a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros no Martello.

Solicitamos auxílio alimentação aos pacientes do TFD, e um médico pediatra para as creches do Município, e fizemos parte da Comissão de Saúde, onde analisamos vários projetos, visitamos a UPA, fizemos pedidos de melhorias e sugestões de mudanças no protocolo de atendimento e instalação de câmeras de monitoramento no estacionamento da UPA.

Durante toda legislatura procuramos fiscalizar, acompanhar o Portal da Transparência e estar à disposição do caçadorense. E agora, chegado o final de ano, desejamos que nesse Natal, as bênçãos do menino Jesus sejam como a luz sob todos os homens. E que a paz seja um símbolo de benção para todas as famílias de Caçador. Desejamos um feliz Natal, e um próspero Ano Novo, e que a paz e a harmonia festejados, estejam presentes em 2020. E que possamos continuar contribuindo para que nosso Município seja melhor, representando os anseios da comunidade”, elucida.

 

RICARDO MORAES DE MORAES BARBOSA – Líder da bancada do PSDB

Relator: Comissão de Legislação e Justiça

Relator: Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Desporto

“Nesse ano de 2019, representamos os anseios da comunidade, através de ações junto ao nosso gabinete. E também no trabalho de campo, fiscalizando obras e ouvindo os reclames apresentados pela população. No setor da Cultura solicitei a realização de um inventário da população de Caçador para realizarmos Políticas Públicas em cima dessas etnias.

E, na função de vereador e líder do Governo, sempre buscamos meios para incentivar a prática esportiva, afim de melhorar a qualidade de vida da população. Solicitamos a ampliação das salas da creche do bairro Alto Bonito. A simplificação da abertura de empresa e às pessoas que querem regularizar alguma pendência junto ao setor da tributação da prefeitura. Fizemos indicação para viabilizar a nossa Floresta Nacional e na Floresta da Epagri para que turistas conheçam as nossas belezas e ajudem a movimentar a economia local. E para revitalizar a nossa locomotiva e os vagões anexo ao Museu do Contestado, buscamos recursos em Brasília, protocolamos pedidos de emendas parlamentares, totalizando R$ 9,5 milhões e obtivemos êxito na aprovação do Projeto de Lei de minha autoria referente à prevenção de incêndio nas escolas. Enfim, foi um ano muito produtivo, com muito trabalho e muitas ideias, que irão contribuir para o crescimento de nossa cidade e melhor qualidade de vida da nossa população.

Mais um ano de muito trabalho de se encerra, abrindo caminhos para muitos sonhos a serem realizados, que o espírito de Natal renove as nossas energias para o ano que vai nascer. Um feliz Natal e um próspero ano novo, com muitas realizações.

 

SIRLEY DE FATIMA TIBES CECCATTO – PSDB

Presidente: Comissão de Finanças, Orçamento e Contas do Município

“Ressalto a importância de presidir a Comissão de Finanças onde todos os números aplicados, tanto de entrada quanto de saída, passam pela nossa deliberação junto aos vereadores Moacir e Neri. Assim, como todas as audiências públicas: LOA, LDO, PPA, as do quadrimestre, que fundamentam o nosso trabalho à elaboração dos documentos e encaminhamentos ao Poder Executivo. Pela comissão de orçamento passaram mais de 75 projetos nesse ano.

Buscamos o enfoque das necessidades de cada cidadão caçadorense, procurando trabalhar o coletivo e lembrando da real função: legislar e fiscalizar. Nesse ano tivemos um envolvimento grande com as secretarias de Saúde, de Educação e a de Esporte, Cultura e Turismo, buscando em parceria, a proteção da criança, a sua inclusão e a melhor qualidade de vida. A Taquara Verde também é uma comunidade que demos atenção especial pela distância que se encontra da sede mãe hoje.

Agradeço as pessoas que nos visitam na Câmara, em meu gabinete e que nos trazem as demandas da comunidade. A gente pede que participem mais, pois isso enaltece o nosso trabalho e ajuda a priorizarmos a real necessidade popular. Desejo um feliz Natal e um próspero Ano Novo. Caçador é um lugar incrível para se viver e nós temos tudo para fazer dessa cidade ainda melhor. Motivação minha gente, alegria, trabalho e saúde, é tudo que desejo a vocês”, enfatiza.

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar